ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUAS
Nome: Lívia Macedo
Cargo: Psicóloga
Lotação: CREAS – Centro de Referência
Especializado de Assistência Social
HISTÓRICO
No final dos anos 80, começaram novos movimentos de mudança na atuação profissional e adotou-se o lema do compromisso social como norteador da atuação psicológica. Desde então, várias ações foram realizadas pelos(as) psicólogos(as) e entidades da Psicologia brasileira no sentido da construção de práticas comprometidas com a sociedade brasileira.
HISTÓRICO
A inserção do (a) psicólogo (a) nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na Psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país. A partir dessa perspectiva, é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.
PRINCÍPIOS
Assim a atuação psicológica deve se guiar pelos seguintes princípios fundamentais: • I. O(a) psicólogo(a) baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos
Direitos Humanos.
• II. O(a) psicólogo(a) trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
PRINCÍPIOS
• III. O(a) psicólogo(a) atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
• IV. O(a) psicólogo(a) atuará com responsabilidade, por meio do
contínuo
aprimoramento
profissional,
contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
A partir desses compromissos éticos entende-se que a atuação dos
(as) psicólogos (as) no SUAS