Atuação do psicologo
O psicólogo é um profissional que busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos podendo atual em diversas áreas como: Escola, Hospital, Cras, Creas e outras unidades básicas.
Pensando esse importante papel, o presente texto tem por objetivo abordar papel do psicólogo no Cras. O Cras é um serviço continuo de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Nesse estabelecimento são realizados os seguintes serviços, benefícios, programas e projetos: Serviços: socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias; sócio-comunitário; reabilitação na comunidade; outros; Benefícios: transferência de renda bolsa-família e outra etc.
O psicólogo pode participar de todas essas ações, articulando a sua atuação a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar. As ações devem ter caráter contínuo e levar em conta que o público-participante do CRAS é a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos efetivos relacionais e de pertencimento social discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras.
As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, o profissional deve trabalhar buscando a autonomia, independência e transformação da realidade dos sujeitos em situação de risco e vulnerabilidade social. É uma atuação comprometida com a promoção de direitos, de cidadania, da saúde e da própria vida, que leva em conta o contexto no qual vive a população atendida.
A metodologia empregada desse profissional constitui-se de intervenções psicológicas feitas a partir de técnicas de dinâmicas de grupo, que evocavam os conteúdos manifestos e os latentes.