Governança de tecnologia da informação: um estudo em empresas brasileiras
FERNANDA DE ASSIS GAMA
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
VITÓRIA 2006
FERNANDA DE ASSIS GAMA
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
Projeto de Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças – (FUCAPE), como requisito parcial para obtenção de título de mestre no Mestrado em Ciências Contábeis – nível Profissionalizante.
Orientador: Prof. Dr. Magnos Martinello
VITÓRIA 2006
AGRADECIMENTOS
A todos que contribuíram para a conclusão desta dissertação, de forma direta ou indireta. Especialmente ao professor Magnos Martinello, pelo apoio e compreensão. Ao Fernando Almeida e ao Departamento de Informática da CST – Arcelor Brasil, pelo tempo disponibilizado para que eu pudesse me dedicar ao mestrado e pelas sugestões sobre este trabalho. A todas as empresas que responderam o questionário permitindo assim a realização desta pesquisa. Aos professores da FUCAPE pelos ensinamentos compartilhados ao longo do curso. Aos colegas, amigos e principalmente à minha família que sempre esteve ao meu lado nesta jornada.
RESUMO
Nos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem sido tratada por alguns grupos de discussão como estratégica para a competitividade das empresas e por outros grupos como uma commodity. Independentemente dos pontos de vista apresentados os investimentos em TI crescem a cada ano e por conseqüência, a exigência com relação aos retornos dessa área também tem aumentado. Com o intuito de evidenciar este retorno e alinhar a TI ao negócio, muitas empresas estão tomando iniciativas relacionadas à Governança de TI (GTI). A GTI consiste em um conjunto de processos e controles que tem como objetivo propiciar que a TI agregue valor ao negócio. Esta dissertação apresenta