TRABALHO GESTA DE CARGOS
PROFESSORA: MICHELE MELLO
GESTÃO DE PESSOAS I
O que é a Seleção por Competências?
O processo visa selecionar os candidatos mais qualificados, capazes e de acordo com o perfil exigido para assumir o cargo vago na empresa. Ele é estruturado a partir da definição do perfil das capacidades técnicas e comportamentais, organizacionais e individuais para cada função, outro fator que deve ser considerado é a cultura da empresa.
O Processo de Seleção é elaborado de acordo com as necessidades e exigências do cargo a ser preenchido, normalmente envolve as seguintes atividades:
- Definição do Perfil Ideal da Função;
- Análise de currículos;
- Apresentação dos candidatos;
- Dinâmicas;
- Testagem Psicológica;
- Testes e provas de conhecimentos técnicos;
- Entrevistas.
Ao final do Processo de Seleção os candidatos são classificados de acordo com o seu desempenho nas atividades, indicando os candidatos que melhor satisfazem as exigências e qualificações para a função.
O produto final é um relatório com a classificação e uma breve apresentação de cada candidato, contemplando as competências presentes no mesmo e as que precisam ser desenvolvidas.
Objetivo
1. Fornecer aos gestores e aos profissionais de Recursos Humanos ferramentas que permitam mapear o perfil de competências.
2. Gerar recursos personalizados que identificam, entre os candidatos, aquele que possui o perfil mais compatível com a vaga.
Pré-requisitos
1. Fortalecimento da parceria entre selecionador e requisitante.
2. Ter todas as informações a respeito da vaga.
3. Identificar os Indicadores (Perfil) de Competências.
4. Extrair os comportamentos exigidos pelo cargo a partir dos indicadores.
Dificuldades
1. Traduzir adequadamente o Perfil de Competências em comportamentos concretos e observáveis a serem averiguados durante a entrevista.
2. Relacionar uma enorme quantidade de competências, pois pode levá-los a serem redundantes.
3. Manter-se com foco nos comportamentos