Trabalho gerencial ENANPAD 2004
Autoria: Angelo Brigato Ésther, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Resumo
A proposta deste artigo é contribuir para o entendimento do trabalho dos gerentes, enquanto grupo profissional diferenciado nas organizações, em especial os dilemas encontrados e enfrentados na sua prática cotidiana. Para tanto, algumas questões-chave são abordadas.
Inicialmente, uma visão panorâmica do desenvolvimento teórico-conceitual sobre o tema, especialmente no que concerne ao papel do gerente, suas características, funções, status, poder, ambigüidades e problemas vivenciados. É enfatizada a noção de gestão como prática social, tendo-se como contexto sócio-econômico a modernidade. Em seguida, a partir de um estudo de caso, é abordado o trabalho de cinco gerentes médios de uma grande empresa de informática localizada na capital mineira, com a finalidade de se ilustrar e de se refletir sobre a atuação dos gerentes. Os resultados apontam para uma predominância do indivíduo heterônomo, que luta mas continua preso na armadilha estratégica da organização moderna.
1 Introdução
O trabalho gerencial vem sendo alvo de estudos há algum tempo, mas, embora exista algum consenso sobre seus papéis e funções, existe também muita dificuldade em se estabelecer uma unanimidade quanto ao que é, de fato, ser gerente, que tipo de perfil é desejado, se a cultura organizacional e nacional efetivamente estabelecem distinções e assim por diante. Ciente de tais dificuldades, vários estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de se conhecer melhor o trabalho do gerente.
Tal é a proposta deste artigo: contribuir para o entendimento do trabalho gerencial, em especial os dilemas encontrados e enfrentados na prática cotidiana. Para tanto, algumas questões-chave serão abordadas. Inicialmente, uma visão panorâmica do desenvolvimento teórico-conceitual sobre o tema, especialmente no que concerne ao papel do gerente, suas
características,