O que quer dizer a palavra crítica
1. A capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; o exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento e a atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.
2. A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural, ou seja, o mundo das coisas e a realidade dos homens tornam-se estranhas e espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. Ela volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
3. A filosofia teria como finalidade nos ensinar a virtude, que é o princípio do bem-viver, ela trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
4. As principais perguntas que constituem a atitude filosófica são: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
5. É o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. É o pensamento interrogando-se a si mesmo. É a concentração mental em que o pensamento é voltado para si próprio, levando-o a examinar, compreender e avaliar as suas ideias, suas vontades, seus desejos e sentimentos.
6. Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos oque fazemos
7. É o questionamento a questões culturais, econômicas, éticas, religiosas e de qualquer âmbito. É questionar o modo de