QVT trabalho
ENANPAD´s de 2001 a 2011
Autoria: Maria Bethânia Batista, Ludmila Cândido Antunes, Edson Sadao Iizuka
Resumo
Trata-se de um artigo que busca analisar a produção acadêmica na área de QVT, especificamente o que foi produzido nos Encontros da ANPAD. Busca-se resgatar a produção acadêmica nesta área para verificar as temáticas de interesse, metodologias utilizadas, autores mais utilizados, entre outros. Para isso, pesquisaram-se os artigos aprovados e apresentados nos encontros da ANPAD de 2001 até 2011. Os resultados da pesquisa revelam que a
Qualidade de Vida no Trabalho esteve presente nos anais dos ENANPAD’s de 2001 a 2011.
Constatou-se que há autores que são tradicionalmente utilizados nos trabalhos e verificou-se uma diversidade de temas correlatos à QVT.
1
1. Introdução
O trabalho está presente na vida humana durante todas as horas do dia. Quando não se está nele, está-se preparando para ele ou descansando-se dele. Em função dele, o homem define o que pode, o que deve fazer ou o que deve deixar de fazer. É o trabalho de cada um que anuncia para a sociedade quem é cada indivíduo. De certa forma, o trabalho condiciona a vida dos homens, pois, organizando a vida pessoal e social, organiza também as relações humanas.
Este mesmo trabalho na sociedade capitalista está ancorado de contradições e conflitos. No entanto, é uma dimensão fundamental na vida do homem, o que torna a satisfação e o bemestar do trabalhador um propósito a ser perseguido.
Porém, como manter um ambiente de trabalho adequado e que propicie a satisfação dos trabalhadores? As empresas contemporâneas buscam a qualidade de seus produtos e serviços para se manterem em um mercado competitivo e globalizado e têm no capital humano o seu maior diferencial. Com isso, mostram-se cada vez mais interessadas na satisfação de seus colaboradores, com vistas a garantir um bom desempenho organizacional. Sendo