Trabalho de QVT
FACULDADE DAS ENGENHARIAS - FAEN
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Qualidade de Vida no Trabalho – Avaliação do Restaurante Universitário da UFGD
DOURADOS/MS
Maio de 2012
Jéssica Akemi Uchida
Miguel Puertas Martos Neto
Rafael Henrique Barros da Silva
Qualidade de Vida no Trabalho – Avaliação do Restaurante Universitário da UFGD
Trabalho elaborado por solicitação da disciplina de Organização do Trabalho. Professora Drª. Eliete Medeiros.
DOURADOS/MS
Maio de 2012 1. Introdução A globalização e o crescimento econômico de nosso país causaram inquietudes individuais e coletivas, quanto a pressões, conciliação de expectativas entre trabalho, família e consumo, sinais de stress, hábitos alimentares e cuidados físicos, estilos de vida, impactos tecnológicos. Esses fatos provocaram mudanças no comportamento das empresas e no modo de vida das pessoas, e abriu espaço para discussão sobre a qualidade de vida no trabalho (FRANÇA, 2004).
Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, que considera o ser humano como homem social, expandiu-se outros estudos relacionados a essa área e criou-se o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). FRANÇA (1997) definiu QVT sendo um conjunto de ações de uma empresa que envolve a implementação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho visando alcançar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.
De acordo com Fernandes (1988) os conceitos de QVT se direcionam a alguns aspectos: a reestruturação do desenho dos cargos e novas formas de organizar o trabalho; a formação de equipes de trabalho semiautônomas ou auto-gerenciadas e a melhoria do meio ambiente organizacional. Sendo os fatores ambientais, comportamentais e organizacionais os que mais afetam a qualidade de vida no trabalho (WERTHER; DAVIS apud AYRES, 2000).
Várias áreas da ciência também apresentam uma