Grau Brix
A ingestão de líquidos tem sido cada vez mais recomendada ocorrendo com maior frequência em países tropicais. Os sucos de frutas são definidos pela legislação Brasileira, N° 136, em que se estabelece os padrões de identidade e qualidade, como sendo suco de fruta límpido ou turvo extraído da fruta, através de processos tecnológicos adequados, não fermentados, de cor, aroma e sabor característicos, submetidos a tratamentos que asseguram a apresentação e conservação até o momento de consumo (CHAVES 2004).
Os sucos de frutas são sistemas complexos que consistem da mistura de uma “mistura” aquosa de vários componentes orgânicos voláteis e instáveis, responsáveis pelo sabor e aroma do produto, além de açúcares, ácidos, sais minerais e pigmentos. Devido à composição rica em ácidos orgânicos, geralmente, apresentam valores de pH entre 2, 0 e 4,5. O pH depende do tipo de concentração de ácido da fruta, da sua espécie, grau de maturação, entre outros fatores. O conteúdo de açúcares (carboidratos) é elevado e constituído principalmente por glicose, frutose, várias pentoses e pectinas (COUTO,2008).
O índice de refração é uma propriedade física importante nos sólidos, líquidos e gases. A medida que o índice de refração pode ser usada para determinar a concentração de uma solução , pois o índice de refração dela varia com concentração. Portanto a refratometria na escala Brix se constitue em um método físico para medir a quantidade de sólidos solúveis presentes em uma amostra. A escala Brix é calibrada pelo número de gramas de açúcar contido em 100g de solução. As escalas em percentagens de Brix apresentam as concentrações percentuais de sólidos solúveis contidos em uma amostra (solução em água). Os sólidos solúveis contidos é o total de todos os sólidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas ácidos e etc (MORAIS, 2006).
2. METODOLOGIA
As análises foram realizadas no laboratório de Bromatologia e Bioquímica dos Alimentos da Universidade