determinação de Brix
A unidade de medida do conteúdo de sólidos solúveis é o grau Brix (°Brix), sendo, por exemplo, 25°Brix igual a 25g de sólidos dissolvidos em 100g de líquido. Os métodos mais comuns para determinação do °Brix são a refratometria e densimetria. Estes métodos, por sua vez são analíticos e estão baseados na refração da luz e na densidade das soluções, respectivamente. A indústria química, usualmente, através destes dois métodos analisa e mede a quantidade aproximada de açucares em bebidas.
2. OBJETIVOS
O objetivo da prática realizada em laboratório foi estudar o conceito de grau Brix através da determinação experimental do °Brix de uma solução de sacarose, aplicando os métodos de refratometria e densimetria.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os carboidratos (ou glicídios, açucares, hidratos de carbono) quimicamente são poli-hidroxialdeídos, poli-hidroxicetonas, poli-hidroxialcoois, poli-hidroxiacidos, derivados e polímeros, constituindo um grupo amplo e importante, de grande ocorrência na natureza, tendo função energética (reserva energética de animais e plantas, constituindo também a base da alimentação humana, em termos de calorias) e estrutural (tecidos de sustentação vegetal, carapaças, cartilagens), sendo também componentes de importantes matérias-primas da agroindústria e da indústria biotecnológica.
A determinação desses açucares pode ser feita por diversas analises qualitativas ou quantitativas. Dentre as mais comuns, podemos citar a refratometria e a densimetria.
O fundamento da refratometria é simples. Quando o raio de luz passa de um meio para outro de diferente densidade, sua direção é mudada ao passar através da superfície. Esse fenômeno é chamado de refração. O ângulo entre o raio no primeiro meio e a perpendicular que divide a superfície é chamado ângulo de incidência, i. O correspondente ângulo no segundo meio é chamado ângulo de refração, r. Sen i e sen r são diretamente proporcionais a velocidade da luz nos dois meios. A razão