Resenha Violência Urbana e Rural
É difícil dizer que mesmo que estamos vivendo em uma época os números mostram que o Brasil está “crescendo”, estes que mostram que já somos considerados a sexta maior economia do mundo, as véspera de uma Copa do Mundo, época que todos se tornam unidos e abraçam uma única causa, porém se pararmos para analisar outros números, vemos que nem tudo é como deveria ser, números que nos mostram que em 20 anos a quantidade de homicídios teve um aumento em 259%, numero que chega a ser maior que países que estão “acostumados” com guerra como Iraque e Afeganistão.
Estes números estão por muito associados com a violência urbana que presenciamos todos os dias, as causas principais para que isto ocorra estão ligadas a falta de satisfação das necessidades básicas do ser humano, como por exemplo, tem de se roubar para dar de alimento, falta de moradia e falta de escolaridade (por muitas das vezes de qualidade) e pior, a falta de estrutura, está que começa de cima para baixo, onde as pessoas que possuem o poder para mudar não o fazem. A pobreza e a desigualdade social são apontadas como fatores que estimulam a violência e a criminalidade. A falta de estrutura não somente atingem áreas urbanas, como também as áreas rurais, a violência rural é causada por conflitos entre moradores locais, latifundiários, MST, policia e etc. Mais a violência rural possui os mesmos problemas que a violência urbana, porém tem um diferencial, o interesse próprio de diversas pessoas, como no ocorreu no Pará a onde um casal foi morto supostamente por ter denunciado desmatamento ilegal, desmatamento que deveria ser fiscalizado por órgão públicos mais não é feito.
Portanto, a violência tanto urbana como rural são pontos agravantes para a população e para o país, onde fica cada vez mais explicito que a falta de ações que deveriam partir do Governo e a falta de estrutura que a população não possui são pontos chaves que se solucionados pode se imaginar um país com menores números