Trabalho Final
Observação etnográfica em Sete Rios
Índice
Introdução 3
Etnografia 5
O que é? 5
Método etnográfico 5
Metodologia 7
1ª Momento 7
2º Momento 12
Conclusão 16
Bibliografia 17
Anexo I 18
Anexo II 19
Introdução
O presente trabalho de observação etnográfica foi realizado no âmbito da unidade curricular de Antropologia e Sociologia ao longo de dois momentos, sendo o nosso local Sete Rios, delimitado a este pela Av. Dos Combatentes, a norte pelas Laranjeiras, e oeste pelo Eixo Norte-Sul e a sul pela Av. Columbano Bordalo Pinheiro.
O primeiro momento ocorreu a 11 de Novembro, e o objectivo era delimitar o local, mapear o território de observação e ter contacto com o mesmo. Além disso deveríamos, numa tabela de observação, identificar e registar os trajectos, equipamentos, transportes utilizados e observados, locais de maior e menor sociabilidade, sons, cheiros, cores, grupos sociais, etnias e personagens que se destacaram. O segundo momento ocorreu a 2 de Dezembro, e após conhecermos a totalidade do terreno, deveríamos escolher o local ou locais onde decorreria a nossa observação etnográfica e, assim descrever detalhadamente as dinâmicas das interacções sociais quotidianas. Para tal escolhemos a entrada do Zoo, com vista para o jardim no seu interior e para a estrada à sua frente, e o terminal de comboios.
O método etnográfico que utilizámos teve por base o postulado por Bronislaw Malinowsky, tanto ao nível da observação do local como da posterior descrição das interacções dos atores sociais observados. Malinowsky defende que para um correto trabalho etnográfico os resultados devem ser apresentados de maneira totalmente “neutra e honesta” (MALINOWSKY, 1997) e que, além disso, deve haver uma “descrição exacta dos instrumentos utilizados, da maneira como as observações foram conduzidas, do seu número, da quantidade de tempo e o grau de aproximação com o qual cada medida foi