Trabalho Final
1 INTRODUÇÃO 3
2 A Revolução Industrial: Fordismo 4
2.1 Henry Ford 4
2.2 Fordismo 4
2.3 Os Três Princípios da Administração 4
3 Fordismo e as Organizações Atuais 5
3.1 Plantio de Soja 5
3.2 Colheita da Soja 5
3.3 Fases pós-colheita e Comercialização 6
4 Fordismo e os Trabalhos Informais 7
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 13
1 INTRODUÇÃO
A revolução Industrial foi um marco importante tanto para a história quanto para os tempos modernos. As teorias organizacionais foram de grande importância para organizar as indústrias criadas entre a I Revolução Industrial e a II Revolução Industrial enfatizando a produtividade em menos tempo e a produção em massa elevando o nível industrial. Henry Ford fora um dos principais destaques desta revolução, denominado Fordismo na época, pois ele visava à criação de mecanismos mais apropriados para a produção em massa, melhorias trabalhistas e econômicas criando princípios onde enfatizou a importância da eficiência e eficácia de uma indústria.
Podemos observar que nas organizações formais a busca por aprimorar as matérias-primas, mão de obra qualificada e tecnologias trabalham em conjunto, baseados nos princípios do Fordismo, para a rápida produção e comercialização do produto. Sendo importante enfatizar a introdução desses princípios nos trabalhos informais que estão aumentando pela falta de alfabetização ou de oportunidades no mercado de trabalho devido à grande rigidez da contratação dos trabalhadores especializados. No desenvolvimento iremos destacar principais teorias e práticas revolucionárias de Henry Ford na sua época e seus efeitos na atualidade.
2- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: FORDISMO
Para melhor entendermos a questão que será aplicada nesse texto, iremos retornar a história onde a base de tudo se concretizou revelando a verdadeira capacidade do ser – humano de