F Sica
→ A intensidade da força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos. Portanto temos a equação que relaciona a intensidade da força elétrica (F) como sendo:
Onde Q1 e Q2 são o valor da carga elétrica de cada corpo que são medidas em coulomb (C), d é a distância entre as partículas e k é a constante dielétrica do meio no caso do vácuo é de
9x109 Nm2/C2. A força elétrica, bem como todos os tipos de força obedecem a lei da ação e reação assim para cada tipo de interação obtemos as forças aos pares.
Conclusões importantes: → mantendose a distância entre os corpos e dobrandose a quantidade de carga elétrica de cada um , a força elétrica será multiplicada por quatro.
→ mantendose as cargas elétricas e dobrandose a distância a força elétrica será dividida por quatro. Conclusão: Sabemos que dois corpos com a carga do mesmo sinal se repelem e que dois corpos com cargas de sinais contrarios se atraem. E Charles Augustin de Coulomb determinou que com a balança de torção o modulo da força de interacção entre 2 cargas pontuais Q1 e Q2, separadas pela distancia d que entre elas haverá um par de forças, que poderá ser de atração ou repulsão, dependendo dos sinais das cargas.