Corpo Estranho
Corpos estranhos tem feito parte de um problema muito comum no cotidiano das pessoas, podendo desencadear complicações mais graves e até fazer com que a pessoa venha a óbito. Os casos de corpo estranho geralmente apresentam sintomas, no caso da cavidade nasal, os sintomas mais evidentes são: espirros, corisa e a obstrução nasal. E de acordo com o tempo podem desencadear problemas como epistaxe (sangramento nasal), perfuração septal e rinossinusite (inflamação do nariz e dos seios paranasais).
Os corpos estranhos podem se apresentar de diversificadas formas e tamanhos, e essas características ajudam a determinar qual o grau de dificuldade para fazer a remoção. Os casos mais comuns apresentam pilhas em formato de disco, pequenas peças de brinquedos, comida e até papéis. Geralmente corpos estranhos são detectados rapidamente, o que faz com que a remoção seja imediata, contribuindo para que não existam danos. Entretanto corpos estranhos como baterias e imãs podem causar lesões graves como queimaduras, e fazer com que isso se torne um verdadeiro pesadelo.
As principais ocorrências nas emergências e pronto socorros, são de crianças. Esse índice se dá pelo de a infância ser um período de descorberta, principalmente nos primeiros anos de vida, onde elas estão aprendendo a distinguir o certo do errado. Sem contar que muitos adutos se utilizam de materiais inadequados para limpar o nariz, fazendo com que a criança queira seguir esse mal exemplo. Por isso, essa fase requer bastante atenção dos pais com os objetos que deixam acessiveis aos filhos e também as praticas que realizam na frente deles, e também ficarem atentos com os brinquedos que lhes são entregues pois podem possuir peças pequenas que se soltam com facilidade, nas embalagens vem informando qual a idade adequada para cada criança ter acesso, e essas informações devem ser respeitadas e levadas a risca.
Nos adultos, esses casos podem ser proposital e acidental, sendo que o primeiro caso raramente acontece,