Trabalho final
A definição de conceitos acerca de cada projeto integrador é uma tarefa que remete a diversos autores, contextos e interpretações. Contudo, não se objetiva limitar o delineamento do projeto através do direcionamento da atuação ou concepção do professor orientador ou mesmo pré-definir conceitos que são abertos e subjetivos, mas torna-se necessário sistematizar um foco geral[2] como princípio norteador das idéias fomentado no âmago do projeto.
Assim, cada projeto tem sua concepção alicerçada em referências e idéias compartilhadas pelas principais correntes e pelos principais segmentos científicos do mercado. Não por acaso, as fontes estão previstas no plano de ensino de cada projeto e disponíveis à comunidade acadêmica nas bibliotecas do IESB.
ESTRUTURA GERAL DOS PROJETOS
Parafraseado no modelo científico e consoante com os parâmetros institucionais, a estrutura geral dos projetos integradores, os projetos devem ser apresentados em sua forma escrita, com a seguinte composição fundamental. Deve ser elaborado conforme as diretivas previstas no Manual de Trabalhos Acadêmicos do IESB[3], bem como da ABNT NBR6023[4].
CAPA
Composta no topo pelo cabeçalho da instituição com logomarca, nome da instituição e do respectivo curso de administração de forma centralizada. Em seguida devem vir os nomes dos respectivos autores com abreviaturas permitidas nos sobrenomes do meio seguido do último sobrenome sem abreviaturas.
No meio da página, de forma centralizada, com caixa alta e em negrito com fonte[5] tamanho 14, o título do trabalho deve contemplar sua natureza. Apresenta que o estudo se trata de um plano de negócios, um planejamento estratégico, etc.
Logo abaixo, com fonte tamanho 12 e sem uso de caixa alta, o subtítulo deve contemplar o nome ou natureza do ramo da respectiva empresa.
Ao