Administraçao
Mintzberg acredita que as organizações, assim como os seus gestores, devem caminhar firmemente em direção aos seus objetivos e metas, sem jamais abrir mão da capacidade de dar respostas às imposições, dificuldades e problemas que o ambiente lhe traz. Ou seja, sem perder a qualidade de mudar sempre que for necessário e oportuno.
Segundo Mintzberg, a organização empresarial se divide em sete tipos diferentes:
• O primeiro modelo é do tipo empresarial, cuja parte mais importante está concentrada em uma cúpula estratégica que centraliza as decisões na figura de um executivo empreendedor. Esses tipos de organizações aparecem constantemente em novelas e filmes. Existe um chefe patriarca que comanda a empresa e, consequentemente, a família.
• O segundo tipo é o da empresa máquina, comandada por uma tecnoestrutura composta de técnicos e gerentes especializados. Os técnicos buscam padronizar as estruturas e estabelecer rotinas que ampliam o controle sobre os grupos existentes nas organizações por meio de regulamentos e normas. Tendem, portanto, a tornar excessivamente formal toda a estrutura.
• O terceiro tipo é a organização profissional. Esse tipo tem, à frente, um núcleo operacional composto por especialistas independentes que assumem o controle das tarefas e das decisões. Há um grau elevado de autonomia dos profissionais que atuam nesse tipo de organização. Por outro lado, esse elevado grau de autonomia que sempre evolui para a democratização, acaba dificultando a coordenação dos trabalhos e dos processos de tomada de decisões,