Teoria da contabilidade
1. Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um breve resumo sobre a origem, evolução e perspectivas da Contabilidade, bem como da profissão contábil no Brasil.
2. A Origem da Contabilidade
Não se pode precisar a época em que se iniciou a Contabilidade, porém acredita-se que seja tão antiga quanto a origem do homem, em que a partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve a necessidade de controlar esses bens.
Podemos dizer que a contabilidade iniciou-se empiricamente com o homem primitivo, com os primeiros sinais objetivos da existência da Contabilidade datados de mais ou menos 4.000 anos a.C.
De acordo com a história da contabilidade, primeiramente esse processo de conta era feito na memória dos homens, logo após surgiram os desenhos, figuras e imagens, sendo que posteriormente o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de perdas, etc.
Os registros contábeis mais importantes de que se tem conhecimento são os da Suméria, da civilização egípcia e da civilização pré-helênica, que demonstram que a Contabilidade já era considerada uma importante ferramenta de controle pelas principais civilizações do mundo antigo.
A contabilidade tinha como foco principal o controle, posteriormente com a evolução do homem, tornava-se fundamental para o comércio. Com o comércio de troca de bens, a contabilidade continuou quantitativa, tendo uma evolução lenta até o aparecimento da moeda. Com a criação de sistemas monetários tal ciência evoluiu significativamente.
Os Egípcios representaram um papel de extrema importância para essa primeira evolução da contabilidade, pois, assegura-se, que foram os primeiros povos a utilizar um valor monetário em seus registros. As escriturações eram feitas em papiros, e o sistema contábil tornava-se dinâmico com registros