Teoria da contabilidade
) O que é Teoria da Contabilidade?
(…) Consideramos assim justificados o entendimento de teoria da contabilidade como uma explicação abrangente ou conhecimento sistematizado da contabilidade, considerando esta como “a expressão, medida e análise de fenômenos e situações patrimoniais.”
2) Qual o desafio da Contabilidade?
A capacidade de capturar, primeiro, a ocorrência dos eventos econômicos que impactam em um determinado estado de riqueza, depois a de precificá-lo e, por último, de comunicar seus efeitos.
3) Em quais disciplinas a Contabilidade se apóia?
Direito, Economia, os Métodos Quantitativos e a Ciência da Informação.
4) Como era conhecida a Contabilidade antes de ciência?
Como um completo sistema de escrituração, que foi evoluindo de acordo com a necessidade de acompanhar a evolução do patrimônio das organizações e de controlar sua riquezas, ou seja, o “espírito capitalista”.
5) Qual outra civilização teve forte influência sobre a Contabilidade? E por quê?
Os árabes, pois iniciaram a utilização do conceito do zero e toda a lógica aritmética e algébrica, bem como o sistema numérico arábico.
6) Quem levou para o continente europeu as experiências e os conhecimentos adquiridos pelos árabes?
Leonardo Fibonacci, que em 1202 escreveu o precursor dos livros de escrituração, o “Líber Abaci”, popularizando também o sistema numérico arábico na Europa.
7) Segundo o artigo “Contabilidade: Aspectos Relevantes da Epopéia de sua Evolução”, a partir do final do século XVIII, houve um motivo que provocou mudança significativa na complexidade da Contabilidade. Qual foi?
Tal motivo foi o surgimento do gestor da empresa, ou gerente, como agente separado do proprietário, o que foi acentuado no século XX, quando surgiram as grandes organizações societárias. Essa separação de papéis acabou por determinar o (re)surgimento da Contabilidade Gerencial, que se desvincula da Financeira.
8) Qual a diferença entre a Teoria