Metricas tecnologia da informação
IMPLANTAÇÃO DE UMA SISTEMÁTICA DE MÉTRICAS
A DIFÍCIL ARTE DE ESTIMAR TEMPO PARA
IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MONOGRAFIA APRESENTADA EM CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DE GRAU NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS.
Por: Carlos Simões
SÃO PAULO, 15 de Maio de 2009.
dedicatória
A MEU FAMILIARES POR TUDO QUE PASSAMOS AQUI.
AGRADECIMENTOS
AOS MEUS CAROS PROFESSORES E COMPANHEIROS DE TRABALHO QUE TANTO ME APOIARAM E ME FORNECERAM INFORMAÇÕES PARA ACUMULAR CONHECIMENTO NA DIFÍCIL TAREFA DE ESTIMATIVA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. epígrafe “DESENVOLVER SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEM PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS E SEM UM MÉTODO DE ESTIMATIVA É O MESMO QUE SE AVENTURAR EM UM MAR TENEBROSO SEM INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO”.
O Abismo da Borda do Mundo: Embora seu país fosse banhado pelo Atlântico, os portugueses nunca haviam desafiado o Mar Tenebroso, um território mitológico e desconhecido. Os próprios árabes acreditavam que as "portas" daquele oceano eram guardadas, com a ajuda de um dragão, pelas "ninfas do Poente", as Hespérides, filhas do gigante Atlas. Disposto a chegar à Guiné - de onde provinha o ouro que enriquecera Ceuta - D. Henrique decidiu enfrentar os perigos do Atlântico. Os marujos, de Sagres desesperaram-se, pois acharam que seus navios iriam despencar no abismo do fim do mundo: a maioria deles acreditava que a Terra era plana como uma bandeja. Para além desses terrores imaginários, eles tiveram que enfrentar uma série de perigos reais: os ventos e as correntes