Teoria da Contabilidade
A Contabilidade é uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano e sempre foi utilizada como instrumento de aplicação prática. Não surgiu de conceitos filosóficos ou por força de legislação fiscal ou societária.
Na realidade, a contabilidade surgiu da necessidade prática dos gestores do patrimônio das entidades, geralmente seus proprietários, naturalmente preocupados em ter um instrumento que lhes permitissem, entre outros benefícios, conhecer e controlar os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ou prejuízos), obter informações sobre produtos e serviços mais rentáveis, fixar custos e preços que geralmente acompanham a publicação dos balanços patrimoniais das pessoas jurídicas, principalmente nos casos das sociedades anônimas de capital aberto.
Nos primórdios da contabilidade da contabilidade, os gestores das empresas ou aziendas passaram a elaborar formas rudimentares de escrituração que atendessem ás suas necessidades até chegarem aos atuais avanços tecnológicos utilizados na contabilidade contemporânea, quando são utilizados os computadores eletrônicos.
2- METODOLOGIA BIBLIOGRAFICA
Para realização desta pesquisa utilizamos materiais que de forma clara e objetiva conseguisse resultar no esperado para o estudo.
Foi utilizado fontes que fizessem com que o resultado ficasse acessível ao receptor, que houvesse a familiarização com alguma situação vivida no cotidiano, e o fundamental, que fosse possível ao receptor compreender o tema.
3- RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA
3.1-A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL
O início foi na Pré-história de 8.000 a.C. até 1.202 d.C., foi o período do empirismo e do conhecimento superficial: experiências e práticas vividas pelas civilizações do mundo antigo, destacando-se os estudos dos sumérios, babilônios, egípcios, chineses e romanos.
Depois vieram a