Trabalho escrito ontem e hoje as formas de brincar
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Ontem e hoje a criança e suas formas de brincar.
PROFESSORA TÂNIA OLIVEIRA
Turma A
ALUNOS: AURICELIA EMANOEL RAFAEL SOLANGE
FORTALEZA
2012
1 INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio brincar significa divertir-se infantilmente.
Conforme Santos(1999), para a criança, brincar é viver.Sabemos que ela brinca por que gosta de brincar e que, quando isso não acontece, alguma coisa pode não estar bem.
Nas brincadeiras, ao estabelecer vínculos sociais com seus semelhantes, a criança descobre sua personalidade, aprende a viver em sociedade e se prepara para funções que assumirá na idade adulta.
No processo de educação infantil a atividade lúdica se faz necessária, é através das brincadeiras que elas estabelecem interações com o meio, com base nas características sociais e culturais, pois o poder de imaginação, fantasia e criação, são específicas de infância.
Brincar é coisa séria! É algo inerente ao ser humano, os bebês já nascem sabendo. Na infância, a brincadeira assume papel de destaque, uma vez que permeia todas as relações da criança com o mundo. A brincadeira em si tem propósitos bem definidos e é o principal meio pelo qual a criança põe em prática conhecimentos que já possui, adquire novos e interage com outras crianças. Albert Eintein já dizia: “Brincar é a mais elevada forma de pesquisa”.
A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Ela é importante para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização. Na medida em que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brincar surge já no início do primeiro ano de vida da criança dando a ela a oportunidade de interação e comunicação social, assim como um contexto para que se construam as representações mentais das experiências que ela vive no