resumo
Aula 1 – Conhecendo os verbos
Para que os alunos entendam o que é o verbo, o professor pode começar brincando com as crianças de mímica:
O professor deverá ter um saco de pano com vários papeis dentro. Nesses papéis, estarão escritos verbos (no infinitivo) e as crianças deverão sortear e fazer a mímica do verbo para que as outras adivinhem (por exemplo: andar, saltar, comer, dormir, entre outros).
Nesse primeiro momento, deve-se trabalhar apenas os verbos de ação. À medida que as crianças acertarem os verbos, eles devem ser escritos na lousa para formar uma lista.
Ao final da brincadeira, o professor deve pedir para que algum aluno leia a lista de verbos da lousa e pergunte o que essas palavras todas possuem em comum.
É importante que o desfecho da discussão seja de que todas essas palavras são ações, ou seja, VERBOS, e que a indicação de ação também é um tipo de verbo.
Aula 2 – Verbos de estado e fenômenos da natureza
Nesta segunda aula, o professor poderá fazer uma revisão do que aprenderam na sala de aula, e contar aos alunos que também existem outros dois tipos de verbos.
Peça que tentem explicar o que é fenômeno da natureza e estado. O professor pode fazer questionamentos que levem os alunos a encontrar os verbos adequados os quais também podem ser anotados na lousa.
O professor pode usar o mesmo saquinho de pano com os verbos de ação e juntar os outros tipos de verbos para fazer o seguinte jogo com as crianças:
Divida a sala em dois grandes grupos, grupo A e grupo B, por exemplo.
Cada criança de cada grupo deverá sortear um verbo e dizer se ele é de ação, de estado ou fenômeno da natureza.
Para cada acerto o grupo terá um ponto.
Ganhará o grupo que fizer mais pontos.
Aula 3 – Presente, passado e futuro
Agora que os alunos já sabem o que é verbo, é necessário que saibam o quanto um