Cultura organizacional
Inovação e assunção de riscos, Atenção aos detalhes, Orientação para os resultados, Orientação para as pessoas, Orientação para as equipes, Agressividade, Estabilidade.
Tipos de cultura organizacional.
As tipologias permitem vislumbrar a cultura organizacional como um sistema de valores compartilhados que, por sua vez, compreende subsistemas que orientam os modos de agir dos indivíduos na organização. Como cada organização institui sua identidade através de suas práticas e como cada modo de agir é distinto, pode-se, de um modo geral, falar de diversos tipos de organizações e de culturas. Dessa forma, para uma melhor compreensão das culturas, foi estabelecida uma divisão global dos tipos, segundo naturezas, práticas e orientações.
Handy assiná-la os seguintes tipos de cultura organizacional: A Cultura do poder , A Cultura de papéis, A Cultura da tarefa e A Cultura de pessoa.
Cultura do Poder
Geralmente está presente em empresas menores, onde as relações são baseadas no poder de apenas uma pessoa - vivem em função de uma fonte central de poder (fundador, na maioria das vezes). Estudiosos afirmam que o crescimento de uma organização assim é limitado.
Cultura de papeis
Sistema de administração simplificado possui força nos pilares da organização, e a interação é controlada por procedimentos, como descrições de tarefas.
Cultura de Tarefas
Baseada no profissionalismo e nos conhecimentos. Por enfatizar o trabalho, busca reunir as pessoas e prover recursos