Movimento ginastico europeu
O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e tinha como finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudável o corpo dos europeus. Para isso foram desenvolvidos exercícios específicos para cada parte do corpo. Dentre as finalidades citadas a cima, o Movimento Ginastico também tinha como objetivo a melhora da saúde da sociedade, pois com a Revolução Industrial surgiram muitos problemas sociais, havendo necessidade de fortalecer o trabalhador para aguentar a alta carga de suas tarefas. A partir de 1800 surgem então os métodos ginásticos (ou escolas). Alemanha, Suécia, França e Inglaterra, foram esses os primeiros países a darem origem à ginastica nas sociedades burguesas. Desde então a ginastica passou a ser considerada cientifica, desempenhando importantes funções na sociedade industrial, com feições médicas e de ordem disciplinar.
Com algumas diferenças em cada pais de origem, essas escolas possuem finalidades parecidas: regenerar a raça, desenvolver a vontade, a coragem, a força, a energia de viver e também desenvolver a moral.
Escola Alemã A Alemanha no início do século XIX ainda não havia realizado a sua unidade territorial, então a ginástica surge com forte espirito nacionalista para ajudar na defesa da pátria, criando homens e mulheres fortes e robustos. Os idealizadores acreditavam que com a ginastica e as ciências que dominavam a época(biologia, anatomia e fisiologia) seria possível formar este “espirito nacionalista” e “corpos saudáveis”. Os principais idealistas alemães foram: Johan Christoph Friedrich Guts Muths, Fiederich Ludwig Jahn e Adolph Spiess, eles se baseavam nas teorias pedagógicas de Rousseau, Basedow e Pestallozzi. Para Guts