ginastica e seus métodos
ATIVIDADE 1° CICLO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA
Buritis-RO
06/03/2015
MÉTODOS GINASTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS
Percebe-se que os métodos ginasticos fazem parte de um processo longo, onde foram se tendo muitas inovações no qual vários paises europeus foram cruciais para essa aperfeiçoação da ginastica ao tempo que ela foi se espandindo para outros paises e seguindo os métodos criados na Európa.
Dentres os paises que foram importantes para o crescimento da Ginastica destacam-se a Inglaterra onde surgiu o esporte em questão, no século XIX, Thomas Arnold criou o esporte propriamente dito e o introduziu nas escolas. A ginastica nesse periodo de surgimento adquiriu influencias de outros esportes e é fundamental ser trabalhada nas escolas publicas ou particulares, pois desenvolve à cooperação, a perseverança, a tomada de iniciativa, o respeito às regras e ao adversário. Na Dinamarca tivemos como protagonista do processo evolutivo da Gisnastica Franz Nachtegall, que implantou pela primeiro vez nas escolas a Gisnastica como matéria escolar e suas principais caracteristicas eram militares.
Na Alemanha os movimentos ginasticos surgiram tendo ser humano como o centro do processo e ele considerado um ser livre e universal. Essa visão foi implantada com Rousseau entre 1800 a 1900, nesse periodo muitas atividade eram desenvolvidas como : jogos sociais (peteca), bola, pelota, pinos, corrida, saltos, arremessos, luta, natação, arco e flecha, ginástica natural, movimentos rítmicos, marcha e caminhada, excursão no campo, transportes de sacos de areia e suspensão em escadas. Na Alemanha destacaram-se dois principais representantes nesse periodo são eles Ludwing Jahn que em 1805, introduz a ginástica militar com sentido patriótico sendo exercícios militares com fins pedagógicos integrados ao currículo escolar. Foi o inventor de aparelhos como a barra fixa, barras paralelas e o cavalo, sendo um