GESTÃO AMBIENTAL PARA HOTEL
A conservação do meio ambiente é uma questão de bom senso empresarial visto o rápido avanço a um mundo mais populoso e consumista e, conseqüentemente, muito mais ameaçado pela poluição e degradação ambiental.
A Indústria hotelaria está trazendo para o dia-a-dia de seus negócios o gerenciamento ambiental, pois os recursos naturais ameaçados são base da manutenção das atividades desse setor. O presente
Trabalho tem o objetivo de verificar a adaptabilidade do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na
Norma ISO 14001, ao gerenciamento do hotel histórico “Vale do Uruguai” situado na cidade de
Itapiranga/SC às margens do caudaloso Rio Uruguai. O estudo se justifica pela necessidade e importância do SGA em colaborar para a obtenção da sustentabilidade através de uma gestão ecologicamente correta do empreendimento, que pode valer-se de uma posterior certificação ambiental como instrumento de competitividade. Nos dias atuais, o meio ambiente vem sendo tema em evidência. Pressões referentes à preservação ambiental são cada vez mais vistas e vindas de todas as partes. Desta forma, todos tem responsabilidade ética com o meio ambiente. Sendo responsabilidade de todos, pessoas cada vez mais conscientes dos problemas ambientais utilizam produtos e serviços que venham a causar mínimos impactos. Não obstante disso, organizações, até como forma de sobrevivência e competitividade, vem trabalhando através de gestões e operações ambientalmente responsáveis.
A realidade de mercado da hotelaria prevê a médio e longo prazo sua sobrevivência ligada à atratividade exercida pela localização do hotel e as características apresentadas pelo próprio estabelecimento. Os hotéis do mundo inteiro estão trazendo o gerenciamento ambiental para o dia-a-dia de seus negócios, tendo em vista grandes preocupações com a utilização de recursos naturais crescentemente ameaçados.
E como não poderia ser diferente, os hotéis também usam