GLOSSÁRIO BÁSICO DE BIOLOGIA
CARÁTER: União de informações que identificam o indivíduo, nem sempre as características são visíveis, sendo necessário às vezes, exames especiais para serem detectadas. Assim, por exemplo, a cor dos olhos, a cor da pele, o tipo de cabelo, o tipo de sangue.
LÓCUS: Significa lugar, em latim, é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. O posicionamento de um gene fora do seu lócus normal em determinado cromossomo implica, quase sempre, uma mutação.
GENE: É a unidade hereditária presente nos cromossomos e que, agindo no ambiente, será responsável por determinados caracteres do indivíduo. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética).
ALELOS: São segmentos homologos de DNA, formas alternativas de um mesmo gene e afetam a mesma característica de modo diferente. O alelo recessivo é representado por letra minúscula, enquanto aquele dominante, por letra maiúscula, sendo sempre representados por uma mesma letra. Quando verifica-se mais de dois alelos, usualmente adota-se a mesma letra do dominante e recessivo com um expoente que pode ser letra (normalmente remete ao fenótipo) ou número.
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: É a designação dada aos cromossomas que emparelham durante a meiose e possuem a mesma forma, contendo genes responsáveis pelas mesmas características. Na célula-ovo ou zigoto, um cromossomo é herdado do pai e outro da mãe e ficam emparelhados.
GENÓTIPO: O conceito de genótipo associa-se às características internas, à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências ambientais determinarão seu fenótipo (características externas). É uma característica fixa do organismo e mantida durante toda a vida e, diferentemente do fenótipo, não sofre alterações em contato com o meio