trabalho escravo
1 - Introdução Este trabalho visa mostrar aspectos históricos do trabalho escravo e como o tempo modificou os meios de utilizar essa mão de obra que ainda existe debaixo dos olhos da sociedade. Apresenta dados que mostram o atual panorama da escravidão no Brasil, e as políticas governamentais que visam mudar este quadro.
Poucas pessoas imaginam que há escravidão no Brasil, mas a mudança de moldes camuflou essa prática, que fica implícita dentro da sociedade. Tanto que poucas pessoa, acreditam que exista essa prática. Mas afinal, ainda existe escravidão no Brasil?
2 - Justificativa
A legislação brasileira criou mecanismos para coibir a redução das pessoas a condição análoga à de escravo, como consta o artigo 149 do Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940, Código Penal Brasileiro. Mas isso pouco importou aos escravagistas do modelo atual de escravidão moderna.
Tendo em vista a crescente divulgação nos meios de comunicação sobre a utilização de trabalho escravo no Brasil, e as políticas públicas feitas pelo governo para sanar esse problema. Trás a tona um problema que é histórico, porem se insere no contexto da atualidade.
O trabalho proposto, alcançando qualidade necessária, poderá contribuir para o esclarecimento e para a conscientização da sociedade, para contribuir no combate ao trabalho escravo. Usar a conscientização através da divulgação de informação se torna ferramenta indispensável para auxiliar no combate a escravidão moderna.
3 – Objetivos
Demonstrar a ineficácia do sistema governamental para coibir o trabalho escravo. E utilizar a conscientização da sociedade como ferramenta de redução dessa condição, e que essa conscientização se traduza em denuncias ao Ministério do Trabalho, que é o órgão que combate com veemência a prática de trabalho escravo no Brasil.
4 - Metodologia
Nosso método de pesquisa foi através do método dedutivo, procedimento de pesquisa bibliográfica e através de pesquisas