Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
Durante os meus estudos nesta disciplina pude pesquisar e discutir com os colegas e com a tutora presencial sobre a relação ESCOLA e SOCIEDADE, sendo as conexões existentes entre a organização social mais ampla e o trabalho realizado pela instituição escolar. Aprendi que são diversas as concepções de educação, porém podem ser agrupadas em dois blocos: Aquelas vinculadas ao paradigma do consenso e outras ao paradigma do conflito, sendo então um bloco contrário ao outro.
Sobre as organizações posso relatar que dentre elas a escola é uma organização diferente das demais pelo fato de promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos, por meio de conteúdos sistematizados; por propiciar condições para fortalecer a subjetividade e identidade cultural das pessoas, por preparar o individuo para o trabalho e formar para a sociedade tecnológica e do conhecimento, ainda por formar as sujeitos para a cidadania crítica para que interfiram na realidade visando transformá-los e não apenas integrá-los ao mercado de trabalho e também por desenvolver a formação dos seres humanos para os valores, éticos, qualidades morais, traços de caráter, atitudes e convicções humanitárias de solidariedade, dentre outros fatores.
Podemos destacar que os desafios do mundo em sua atualidade vêm exigindo bastante das escolas no que diz respeito ao planejamento, onde o mesmo considere a prática educativa como um processo em permanente construção e seja elaborado visando promover mudanças no contexto social da instituição. Podemos notar no nosso dia a dia nas escolas que o planejamento é de grande importância para que a realização de um trabalho de qualidade, o planejamento é um processo pelo qual estabelecemos uma relação entre o pensar e o agir, onde possibilitamos a relação entre o pensamento e a nossa ação diante daquilo que se almeja, é através desse planejamento que a escola se move e se orienta rumo às ações. Mas