Sistema S
O sistema S é conhecido por poucos, pelo menos com esta denominação. Muitos já estudaram em alguma de suas instituições ou foram beneficiados com seus programas e ações, mas talvez não conheça como um todo.
O sistema S é formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, por exemplo, como também a disponibilizar uma boa educação profissional. As instituições do Sistema S não são públicas, mas recebem subsídios do governo.
2. SISTEMA S – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Sistema S é o termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares.
O sistema S iniciou em 1942 com a criação, por iniciativa de empresários brasileiros, do SESI – Serviço Social da Indústria e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Dando continuidade, em 1946 empresários do comércio criaram o SESC – Serviço Social do Comércio e o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
Atualmente, são varias as organizações que compõe o sistema S, algumas delas são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria, outras a Federação do Comércio, etc. Fazem parte do sistema S:
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria: Cuida da educação profissional e a prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica à indústria.
SESI - que promove a melhoria da qualidade de vida do trabalhador na indústria e de seus dependentes por meio de ações em educação, saúde e lazer.
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: Educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços
SESC -