Sistema S
Ana Cristina
Bruno Carvalho
Cleber de Oliveira
Joesley Lopes
Luana Sousa
Taylândia
Introdução
O sistema S de ensino profissionalizante é uma estrutura educacional formada por organizações criadas pelos setores produtivos (indústria, comércio, agricultura, transportes e cooperativas).
O objetivo do sistema S é o aperfeiçoamento profissional, que é uma modalidade de ensino que prepara as pessoas para o mundo do trabalho, através da atualização ou complementação dos conhecimentos que o trabalhador já possui.
Estudaremos a seguir as instituições que compõem o sistema S.
SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem
Criado
no Brasil em 1942, o Senai faz parte do Sistema CNI Industrial)
Confederação Nacional da Indústria, e é uma das mais importantes instituições de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.
O Senai configura-se como sistema estruturado em base federativa, que desenvolve ampla gama de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país.
Sensível às demandas originadas pelo setor industrial, versificou amplamente suas atividades e, hoje, é uma instituição educacional que atua em diferentes frentes — desde a educação de menores para o trabalho e a formação de técnicos e tecnólogos industriais, até a realização de treinamentos ágeis e rápidos, destinados a adultos.
Situado entre o Poder Público, que o criou e fiscaliza, e as entidades representativas das indústrias, que o administram, o
Objetivos do Senai
- Realizar, em escolas instaladas e mantidas pela Instituição, ou sob forma de cooperação, a aprendizagem industrial a que estão obrigadas as empresas de categorias econômicas sob sua jurisdição, nos termos de dispositivo constitucional e da legislação ordinária;
- assistir os empregadores na elaboração e execução de programas gerais de treinamento do pessoal dos persos níveis