antecedentes historicos da administracao
Patrícia Santana1
Vandeilton Trindade2
RESUMO
Este artigo busca em linhas gerais uma breve abordagem histórica das teorias administrativas e das teorias organizacionais na perspectiva de compreender os processos, nas quais as mesmas perpassaram ao longo do tempo até se configurarem como paradigmas na sociedade. Imersos num modelo de gestão atual, é pertinente compreender como se deu esse processo de transição e até mesmo entender o papel das diversas correntes filosóficas ideológicas na educação no que se refere à gestão escolar.
Palavras – chaves
Administração; gestão; tradicional; participação; escola.
INTRODUÇÃO
Nossa proposta nesse artigo é conceituar as teorias administrativas, tendo como referência as leituras propostas na disciplina Gestão Educacional. Nesta perspectiva abordaremos como, quando e porque surgiram, e qual a repercussão que as teorias administrativas causaram e vem causando no modelo organizacional econômico, educacional, social e político. No decorrer da nossa explanação acerca dessas teorias iremos contextualizar sobre os desdobramentos, validade e a significação das mesmas na sociedade.
Utilizando como referência as representações teóricas instauradas na sociedade, iremos abordar a escola, por se tratar de um ambiente complexo, dinâmico e diversificado, que constantemente necessita significar e resignificar suas práticas pedagógicas, na proposta de abarcar o universo que gera dentro e em torno do ambiente escolar. A escola como um todo reflete os interesses, as realidade políticas, sociais, culturais, históricas, econômicas, espaciais e naturais de cada localidade,
1
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Campus XV, pós graduanda em Educação e Gênero pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
2
Pós graduando no curso de Especialização em Gestão Educacional – Latu Senso, pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia.