Antecedentes históricos da administração
Trata-se de uma história recente, com um desenvolvimento lento e que teve início no século XX. A História da administração foi influenciada por muitas correntes, tendo influência dos filósofos desde os tempos da antiguidade. Teve suas primeiras definições à partir dos pensamentos de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Porém a Filosofia Antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
A Influência da Igreja Católica por muitos séculos ficou a frente das organizações e não dos estados (Roma, Atenas, etc...). Havia uma hierarquia de autoridade, um estado maior e uma coordenação funcional que juntas eram comandadas por uma única pessoa - O PAPA – e que bem sucedida serviu de modelo para diversas organizações.
Depois veio a influência da organização militar, esta, influenciou o aparecimento das teorias da administração. Resultam da organização militar daquela época: Organização Linear, o princípio da unidade de comando e a direção, relacionamento ao soldado ( na empresa ao funcionário), surgiu consciência sobre seus afazeres. Assim, surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento.
A Revolução industrial criou contexto perfeito para as primeiras teorias da administração: surgidas pela influência da igreja e das organizações militares, tendo avanços tecnológicos nos processos de produção. A Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários de atender a organização da empresa moderna. Graças ao avanço tecnológico e a descoberta de novas formas de energia, substituindo o modelo artesanal por uma industria de produção.
Houve também influência dos economistas liberais e assim a livre concorrência, especialização e divisão do trabalho, a importância ou planejamento é da organização dentro das funções organizacionais.
Os pioneiros e empreendedores caracterizam-se como a consolidação das