Trabalho Endomarketing
Ana Luiza Rabelo
Ana Paula Ferreira
Breno Camelo
Gabriela Brandão
James Rizzo
Michelle Érica Pereira
Tatiana Moura
Thiago Rangel
COMUNICAÇÃO INTERNA
Análise do Endomarketing do Complexo Hospitalar São Francisco
Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO
Com o cenário flutuante do mercado, onde as mudanças e a competitividade são cada vez mais marcantes, as organizações são forçadas a buscarem e aplicarem ferramentas de integração com os seus públicos como estratégia de crescimento da empresa.
Percebendo a importância do bom relacionamento da instituição com os seus colaboradores, muitas organizações têm investido em instrumentos de endomarketing para melhorar a comunicação dentro da empresa. A partir dessa iniciativa perceberam a importância de se ter uma equipe qualificada e bem informada sobre as ações das corporações.
Como forma de atingir esse objetivo a implantação do endomarketing tem sido muito visada pelas organizações. Entre os benefícios de ações do endomarketing, está o acesso a informações e a conhecimentos que contribuem para a capacitação do colaborador no desempenho das atividades, e, consequentemente, o apoio à organização em atingir as suas metas.
A partir desta perspectiva o presente trabalho tem por finalidade analisar a aplicação das ferramentas de endomarketing desenvolvida pela Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, com sede na Unidade Concórdia em Belo Horizonte. Atualmente a instituição possui 1.200 funcionários, em duas unidades, uma na Concórdia e outra no bairro Santa Lúcia.
Com segmento de mercado na área de saúde, a Fundação, que é uma instituição filantrópica, oferece atendimento exclusivo a usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais.
O objetivo deste trabalho é avaliar como a Fundação utiliza as ferramentas de endomarketing para atingir o foco, que é a busca pela excelência dos serviços prestados, pela inovação, a segurança do paciente e, principalmente, a humanização do atendimento.
1- Efetuar