RELAT RIO DE F SICA EXPERIMENTAL PRINC
1.1 Constatar, experimentalmente, a dependência do empuxo em função do volume do líquido deslocado e da densidade do líquido.
1.2 Determinar, através da densidade, a porcentagem de metais utilizados em uma liga metálica.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais 1ª etapa:
Suporte (1);
Dinamômetro (2);
Cilindro oco (3);
Cilindro maciço (4);
Béquer (5);
Água (6);
Seringa (7);
Sal (8);
Baqueta (9);
Papel toalha (10);
Álcool (11);
Materiais 2ª etapa:
Suporte (1)
Balança eletrônica (2);
Água (3);
Béquer (4);
Cordão (5);
Cilindro cuja sua composição seja um metal puro (6);
Cilindro cuja sua composição seja uma liga metálica conhecida (7);
Este experimento será realizado em duas etapas, na 1ª etapa, iremos constatar experimentalmente o Princípio de Arquimedes, já na 2ª etapa obteremos valores de densidades de dois cilindros metálicos diferentes.
1ª Etapa:
O suporte (1) deverá ser colocado sobre um plano horizontal, uma mesa, fixando o dinamômetro (2) em sua extremidade, este fornecerá o peso do corpo estudado, deve-se agora zerar o dinamômetro e daí colocar o cilindro oco (3) mais o cilindro maciço (4) estes dois cilindros possuem o mesmo volume, determina-se então o peso real do corpo P (anota-se a leitura do dinamômetro).
Adiciona-se ao béquer (5) água (6) e determina-se o nível de água, depois o cilindro maciço ainda fixado ao cilindro oco e ao dinamômetro, é colocado dentro deste béquer com água de modo que a água cubra totalmente o cilindro e este não toque o fundo do béquer, obteve-se então um novo nível de água e o peso aparente do corpo P’(anota-se a leitura do dinamômetro).
Com o auxílio de uma seringa (7), retira-se água de dentro do béquer e adiciona-se ao cilindro oco até que este esteja completamente cheio, determina-se então o peso da água (anota-se a leitura do dinamômetro).
Agora é colocada certa quantidade de sal (8) na água que estava no béquer dissolvendo-o bem com o auxílio de uma baqueta (9),