RELAT RIO EXPERIMENTAL EMPUXO
1. OBJETIVOS
O presente experimento tem os seguintes objetivos técnicos:
- Constatar, experimentalmente, a dependência do Empuxo em função do volume do líquido deslocado e da densidade do líquido.
- Determinar a porcentagem de metais utilizados em uma liga metálica, através da densidade.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este trabalho visa reforçar um conceito físico muito importante e presente em nosso dia-a-dia, o princípio de Arquimedes, através de um conjunto de experimentos. Arquimedes viveu de 287 a 212 a.C. O chamado “princípio de Arquimedes” explica como fluidos respondem a presença de objetos imersos neles. Barcos, submarinos, balões, dirigíveis e uma série de outras máquinas construídas pelo homem têm seu funcionamento explicado, em seu âmbito mais simples e fundamental, pelo princípio em questão.
O trabalho se divide em experimentos qualitativos (que revelam aspectos importantes e a origem do fenômeno físico) e quantitativos (os quais utilizarão leis e formulações matemáticas para a obtenção de resultados e confirmação dos princípios). A física é dita por muitos ser uma ciência experimental. E, de fato, ela se mostra ser, afinal usa da linguagem matemática universalmente conhecida para formalizar os conhecimentos observados a partir da natureza. Mas esta linguagem matemática não é conhecida por todos. O ensino de física deve, antes de tudo, estar ciente deste último aspecto. Ele deve fundamentar na pessoa interessada em aprender e descobrir esta ciência os conceitos mais básicos, os quais em geral sempre são frutos de observações um pouco mais cautelosas da natureza. Neste sentido a utilização de experiências e demonstrações de fenômenos físicos no contexto do ensino consolida na mente do aluno o princípio teórico com o acontecimento prático na vida real.
Este trabalho busca clarear o conceito sobre o princípio de Arquimedes e tornar estas respostas conseqüências naturais de uma discussão proveniente da