TRABALHO EMPRESARIAL
Atila
Carlos Diniz Junior
Maikelle
Lara Augusta
Larissa Marques Pereira
Larissa Porto
Tatielly Gonçalves
DIREITO EMPRESÁRIAL: TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL
GOIÂNIA-GO
MAR/2015
Atila
Carlos Diniz Junior
Maikelle
Lara Augusta
Larissa Marques Pereira
Larissa Porto
Tatielly Gonçalves
DIREITO EMPRESÁRIAL: TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL
Trabalho apresentando a Uni Anhanguera – Centro Universitário de Goiás, como requisito para obtenção parcial de nota da N1 em Direito Empresarial, sob orientação do Prof.º José Humberto.
GOIÂNIA-GO
MAR/2015
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iniciaremos nossos estudos sobre objeto do Direito Comercial, que são os bens e serviços de que todos precisamos para viver, isto é, os que atendem às nossas necessidades de vestuário, alimentação, saúde, educação, lazer etc. Sendo estes produtos, produzidos em organizações econômicas especializadas e negociadas no mercado. Quem estrutura essas organizações são pessoas vocacionadas à tarefa de combinar determinados componentes e fortemente estimuladas pela possibilidade de ganhar dinheiro com isso. São estes os empresários.
O Direito Comercial cuida do exercício dessa atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, denominada empresa. Seu objeto é o estudo dos meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas que exploram. As leis e a forma pela qual são interpretadas pela jurisprudência e doutrina, os valores prestigiados pela sociedade, bem assim o funcionamento dos aparatos estatal e paraestatal, na superação desses conflitos de interesses, formam o objeto da disciplina.
A empresa é uma atividade econômica organizada voltada para a produção ou circulação de bens ou serviços, exercida por uma pessoa (física ou jurídica) que articula os quatro fatores de produção (capital, mão de obra, insumo e tecnologia).O