TRABALHO DA PAP
O que é o produto?
Esta pergunta parece ter uma resposta obvia, por uma descrição das características técnicas do produto parece ser suficiente para o definir.
Nesta óptica seria simples definir um automóvel ou um relógio.
No entanto, na óptica do marketing, um produto é mais do que a sua descrição pura e simples.
Um produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis apresentados por algo que satisfaz a necessidade de clientes que o adquirem ou utilizam.
Um cliente não adquire unicamente um automóvel pela sua capacidade de transportes de um ponto A para um ponto B. terá com certeza uma conta a sua marca, a dimensão, a cor, a potência, o consumo, o prestígio ou status que lhe está associado etc.
Também um relógio, não é simplesmente um instrumento de medida do tempo como é conhecido, muitos relógios só aproximadamente dão a indicação dessa medida a que não impede que certos clientes os prefiram. A moeda, os valores reais e simbólicos, a finalidade de utilização, são, entre outros, atributos que os clientes realmente adquirem ao comprarem um relógio para satisfazerem as suas necessidades.
Clientes diferentes em segmento de mercados diferentes ou distintos valorizam de modo diferente os atributos apresentados por um bem. Assim, do ponto dos clientes, o mesmo bem pode representar para cada grupo, de clientes um produto distinto, na medida em que para cada grupo, o conjunto de atributos procurados nesse bem pode deferir dos outros grupos de cliente. A definição do produto está, portanto, dependente do segmento de mercado a que ele se destina.
PRODUTO
Este facto obriga o gestor de marketing a definir de um modo mais fino os produtos que os mercaliza, de modo a ajustar mais precisamente a sua