PAP IS DE TRABALHO
De acordo com NBC-T-11, é a seguinte a definição de papéis de trabalho:
“Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo”. Papéis elaborados pelo Auditor: Representam os papéis que o Auditor prepara à medida que vai analisando as diversas contas do razão geral da contabilidade, com o objetivo de ter um registro de serviço. Os auditores utilizam folhas quadriculadas de 6,12 e 16 colunas, outras ainda, de 7 e 14 colunas. Também são utilizadas folhas de blocos para redigir explicações mais longas ou memorando.
Finalidade dos Papéis de Trabalho: Na execução de uma auditoria, desde o planejamento até a conclusão e emissão do parecer, o auditor utiliza documentos de propriedade da empresa auditada. A comprovação da realização do trabalho pelo uso de cópias da documentação seria volumosa, além de onerosa.
Para evitar o grande volume de documentos e dar forma ao trabalho, o auditor utiliza papéis de trabalho para registrar suas descobertas e para comprovar o trabalho realizado. Uma vez elaborados, os papéis de trabalho se prestam às seguintes principais finalidades:
a. Auxiliar o pessoal de auditoria a adotar uma abordagem ordenada, na medida em que exigem que eles os entendam bem e os preparem corretamente;
b. Facilitar a revisão do trabalho;
c. Proporcionar evidências, do trabalho feito e das conclusões, suportes do parecer do auditor;
d. Registrar informações que podem ser utilizadas em trabalhos futuros.
Apresentação dos Papéis de Trabalho: Para atingir sua finalidade, os papéis de trabalho devem ser claros e concisos e fornecer um registro completo e sem ambiguidade do trabalho feito e dos motivos das decisões, assim como de questões controvertidas. Devem ser completos o suficiente para que um