PAP IS DE TRABALHO
Papéis de trabalhos são documentos utilizados para documentar processos por auditores, eles têm como objetivo de documentar e evidenciar a comprovação da auditoria realizada em certo período.
O conteúdo que deve conter nos papéis de trabalho são os itens abaixo:
Planejamento da Auditoria;
Natureza do fator auditado;
Oportunidade e extensão dos procedimentos aplicados;
Resultados Obtidos;
Conclusões da Auditoria realizada.
Esses papéis tem a função de auxiliar auditorias posteriores, facilitar a revisão do trabalho dos auditores e registrar todas as evidências encontradas, dessa forma facilitando o trabalho da auditoria atual, como as futuras. Portanto, de acordo com Crepaldi, no seu livro Auditoria Contábil, teoria e prática, os dados contidos nos papéis de trabalho deverão ter notas e explicações que indiquem claramente o que foi feito pelo auditor, suas razões por seguir certos procedimentos, suas reações e opiniões sobre a qualidade dos dados examinados, a adequação dos controles internos em uso e a competência das pessoas responsáveis pelas operações ou registro sob revisão, pois para eles, esses relatórios deverão ser autoexplicativos, estar completos, legíveis e sistematicamente arquivados, ou seja, que não necessite o auditor explicar o trabalho realizado.
Para a realização do papel de trabalho o auditor deve ser conciso, objetivo, claro e lógico, sendo que todos os PTs devem ser completos. A compilação das informações dos papéis de trabalho é realizada através de mapas, memorandos, confirmações e de diversas confirmações que são adquiridas no decorrer da auditoria.
O prazo para manter arquivado os PTs é de 5 anos correntes, contados a partir da data de emissão do parecer, sendo esse documento sigiloso e de guarda do auditor que o realizou. Esse Papel poderá ser solicitado pela empresa auditada e em alguns casos por terceiros, que deverão ter liberação da empresa em questão, de acordo com a NBC P 1.6. Para o arquivamento dos papéis