Trabalho empresarial
Comunicação empresarial na sociedade da informação tendências e desafios
“A comunicação empresarial, existente há 25 anos no Brasil, sempre foi criativa, com trabalhos competentes de relacionamento com a mídia, porém a expressão comunicação empresarial era desconhecida na época”. (pag. 3)
“As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente”. (pag. 3)
“Vivia-se em pleno regime de exceção, e a postura empresarial se afinava. Não havia espaço para o diálogo e a participação”. (pag. 4)
“Muita coisa mudou na comunicação empresarial brasileira de lá pra cá. Esta área evoluiu para um progresso integrado de relacionamento com públicos de interesse. Mas a evolução foi gradativa, assim como as mudanças que aconteceram no próprio processo de gestão empresarial. A comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete, necessariamente, os valores das organizações”. (pag. 4)
A Evolução do conceito
“Antes da década de 70. Pode-se dizer que a comunicação era quase sempre uma atividade residual, exercida muitas vezes por profissionais de outras áreas. As empresas não conferiam as atividades de comunicação um papel importante”. (pag. 4 e 5)
“Na década de 70, algumas mudanças importantes quanto à implantação de uma cultura de comunicação empresarial era sinalizada. A maioria das empresas privadas, de médio e grande porte, cria áreas de comunicação ou recruta profissionais para desempenhar atividades específicas”. (pag. 5)
“Os anos 80 deram o impulso que faltava à comunicação empresarial, que ganhou status nas organizações e passou a ser campo de trabalho profícuo, atraindo profissionais de todas as áreas”. (pag. 5)
“Defendia-se, com ênfase, a separação entre comunicação institucional e mercadológica. Os profissionais de comunicação localizados na primeira”. (pag. 6)
“Os profissionais da área já haviam percebido que o campo era maior