Trabalho Eja
Analise de documentos: Cartilhas
Cartilha do Povo Cartilha do MEB
Cartilha do Mobral
Thais de Sá Arantes Costa
RA 1414944
Disciplina: EJA
Curso: História Licenciatura
São Paulo
SETEMBRO 2015.
Cartilha do Povo
Problematização e Análise do documento
Podemos analisar na capa do livro a ideia de agilidade no processo de alfabetização, pois nele contém a frase “PARA ENSINAR A LER RAPIDAMENTE”, objetivo almejado pelo simples fato de que a economia necessitava de uma mão de obra mais estruturada. O titulo “cartilha do povo” transmite a ideia do acesso a todo e qualquer tipo de classe a alfabetização, a ilustração demonstra a intenção de aprendizagem em família pois percebi semelhança entre a mulher e a menina, outro fato que chamou a atenção foi a separação das crianças por sexo e a quantidade de meninos e meninas, posterior a este exemplar podemos constatar que a ilustração aparece como objeto central o professor rodeado por alunos sem separação por sexo e em quantidade igualitária. Figura 2. O autor desta obra foi Lourenço Filho um dos pioneiros no desenvolvimento e pratica da escola “nova”, pois defendia o pensamento de uma nova forma de desenvolvimento humano por meios da educação para um resultado progressista a sociedade não só em termos econômicos mais principalmente sócio cultural.
Após pesquisar sobre o objetivo e perspectiva da cartilha do povo, constatamos como publico alvo as crianças, pois continha vivencia infantil e objetos ilustrados que alem de facilitar a compreensão, despertavam o desejo nas mesmas. Fica clara a intenção de servir como instrumento a cartilha e o papel do professor de ser o propulsor do desejo a aprendizagem.
Cartilha do MEB
Problematização e Análise do documento
Podemos constatar que as figuras que ilustravam a cartilha são de trabalhadores rurais e operários, as frases incitam de fato o despertar do povo contra a