Semin rio de Tecnologias e Processos Industriais
Industriais
• Nomes: Jaqueline Moutinho
Leandro Pinheiro
Lucineide Machado
Maria Ermina
Hélcio Junior
Tereza Cristina
Turma B – Técnico em Segurando do Trabalho
Profª: Fabiane
Processos de Conformação
Mecânica
Estampagem
O que é conformação?
• Conceito: A conformação mecânica é o processo pelo qual a geometria do material é alterada por meio de forças mecânicas aplicadas por ferramentas manuais ou automática.
• Conformação é o processo de deformação uma peça, de acordo com uma necessidade previamente programada, através de moldes, associada a forças mecânicas como compressão, torque lateral, etc., aplicadas sobre metais sólidos.
Era do aço
Estampagem
• O processo de transformação mecânica, geralmente realizado a frio, onde através de ferramentas adequadas à prensa, submetemos os materiais aos processos de moldagem de formas geralmente propostos as chapas.
• Operações de estampagem:
Corte
Dobramento
Estampagem profunda ou Repuxo
Temperatura na Conformação
(Estampagem)
• A frio: O maior beneficio é o de se ter um melhor acabamento final da peça, pois a peça fica encruada, o que contribui para o aumento da resistência mecânica , porém reduz a ductilidade( grau de deformação suportável até a sua quebra)
• A quente: Nesse processo pode-se conformar peças com maior produtividade e menor dispêndio de energia, não sendo necessário um pré condicionamento térmico, uma vez que esse tipo de conformação é feita com temperaturas acima do ponto de fusão do diagrama ferro-carbono. Assim sendo, a estrutura se recristaliza com as altas temperaturas e se deforma com facilidade. (Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade).
Prós e Contras
• Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço, baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas.
Devido às suas características este processo de fabricação