Trabalho Eja
A campanha de de Educação se refere a um movimento que emerge do intuito de amenizar a diferença social referente a situação de escolaridade da população.
Inicitivas goveramentais
A primeira Campanha de Educação de Adultos, foi criada em 1947 e extinta em 1963. Ela tinha por objetivo expandir entre as massas as colocaçoes do novo regime político- a democracia liberal.
Havia uma uniformidade no material didático para todo o país, tanto para o meio rural, como para o meio urbano.
Quanto a concepção teó rica do analfabeismo, era difundida a ideia que o adulto analfabeto era incapaz ou menos capaz do que o adulto alfabetizado, portanto, era objetivo integrar o homem marginal aos problemas da vida cívica e buscar a unificação da cultura brasileira.
A realidade educacional brasileira revela, a partir da segunda metade do século XX, os seguintes aspectos: maior procura de escola pela população, criação de programas que visavam incentivar o ingresso das crianças na escola, processos de descentralização e, ao mesmo tempo, de centralização da educação;queda no número de analfabetos, proposição na defasagem entre a idade e a série escolar e aumento da demanda de programas de educação de jovens e adultos. Beisiegel, traça um histórico da EJA no Brasil. Esta modalidade educativa, data de 1940 e mostra que mais de 50 % da população com mais de 15 anos eram jovens e adultos analfabetos. A primeira CEA, também citada por Beisiegel, foi organizada como um amplo movimento de mobilização nacional em favor da educação de jovens e adultos. Esta campanha contribuiu para “ a inserção da educação supletiva entre as atividades regulares dos sistemas estaduais de ensino” ( BEISIEGEL, 1997, p. 214). Trata-se da ênfase no ensino elementar e com ela na educação de adultos mediante surgimeto das CEA. Na década de 1940 foi criada a Comissão Brasileiro-Americana de Educação das Populações Rurais, cujo objetivo era a ampliação de projetos