CENTRO DE EDUCA O PROFISSIONAL
CEDUP – LAGES – SANTA CATARINA
TERCEIRIZAÇÃO
RENATA LARROSA
ROSANA APARECIDA DE SOUZA NETO
LAGES
JULHO/2015
O QUE É E COMO FUNCIONA A TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização é quando uma determinada empresa contrata um funcionário, operário ou trabalhador para prestar seus serviços a outra empresa, que leva o nome de tomadora de serviços.
Quando essa terceirização acontece, a empresa tomadora beneficia-se da mão-de-obra “alugada” do trabalhador, mas não cria nenhum vínculo empregatício com o trabalhador, pois quem cuida de tudo isso é a própria empresa-contratante. Isso a torna bastante diferente do modelo empregatício clássico. O método de terceirização tem raiz nos Estados Unidos, no modelo capitalista moderno que foi implantado logo após a 2ªGuerra Mundial, quando indústrias bélicas tinham necessidade de produzir mais e concentrar-se na produção de munições em maior escala, contratando empresas para atuarem nas atividades-meio.
No Brasil, a tendência chegou em meados dos anos 90 e continua em atividade até os dias atuais, agora com muito mais concretude, abrangendo micro e pequenas empresas das mais diversas áreas, tais como da comunicação empresarial, consultoria ambiental, serviços de refeições, informática, segurança e serviços gerais, além de terem sido aderidas pelos governos municipal, estadual e federal. A terceirização sempre foi alvo de críticas, sendo a principal delas a de que isso estaria violando direitos cruciais dos trabalhadores. O fato é que apesar da terceirização ser uma forma de contratação mais sofisticada, ela pode frear o desenvolvimento econômico, gerando discriminação e injustiça social se for mal gerenciada. Vale lembrar também que empresas que colocam seus trabalhadores terceirizados para prestarem serviços que lhe são de obrigação é considerado violação da Lei, porque prejudica e explora o trabalhador, podendo sofrer ação trabalhista indenizatória por parte do