CENTRO ESTADUAL DE EDUCA O PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
AMOSTRA 15
IVONETE SCHWEBEL DA SILVA Nº 20 NOEL PAULO DOS SANTOS Nº 31
TURMA: 4QSN
PROFESSOR: ANDRÉ
CURITIBA
NOVEMBRO DE 2013
Sumário
1-INTRODUÇÃO 3
1.1. Objetivo 3
2. MATERIAIS 4
2.1 Reagentes 4
2.2 Equipamentos 4
3. METODOLOGIA 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4.1 Acetato de isoamila 6
4.2 Acetato de n-amila 7
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERÊNCIAS 9
1-INTRODUÇÃO
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição refere-se ao período de um processo onde um líquido está a sofrer mudança de fase reduzindo sua fração em estado líquido e aumentando sua fração em estado gasoso, dadas as condições limítrofes como pressão atmosférica e taxa de calor - de forma a mais rápida possível - geralmente de forma a observarem-se a formação rápida de bolhas de gás no interior do líquido que, emergindo à superfície, dispersam-se na fase gasosa. Usualmente "ponto de ebulição" refere-se também à temperatura (ou temperaturas) nas qual esta condição ocorre.
De acordo com a definição IUPAC, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor líquido iguala-se a pressão da atmosfera a qual se encontra submetido.
Esterificação é uma reação química reversível na qual um ácido carboxílico reage com um álcool produzindo éster e água. Essa reação, em temperatura ambiente, é lenta, no entanto os reagentes podem ser aquecidos na presença de um ácido mineral para acelerar o processo. Este ácido catalisa tanto a reação direta (esterificação) como a reação inversa (hidrólise do éster).
Derivado é um composto que se origina por modificação da estrutura molecular se um composto similar por reações químicas ou um composto que pode ser imaginado como se originando de outro composto, se um átomo é substituído com outro átomo ou grupo de átomos.
1.1. Objetivo Descobrir um derivado da amostra 15
2. MATERIAIS
2.1 Reagentes