trabalho educacao
Palavras-chaves: Leitura, conhecimento, prazer.
É visível a satisfação que as crianças têm, desde muito cedo, em ouvir histórias e narrativas que promovem a aproximação e o fortalecimento dos vínculos afetivos e que ocasionam progressos de caráter prático no seu desenvolvimento global. Nesse sentido é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde bem pequenas.
Os contos e histórias infantis são transformadores, onde a literatura infantil é uma porta que leva a criança a ampliar a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Imaginar e fantasiar são desenvolturas que carecem ser mantido desde a infância, que patrocina as crianças conceitos de linguagem e leitura como um leque de descobertas e resgata valores do cotidiano escolar, além de possibilitar a aprendizagem.
A criança passa a interagir com histórias quando acrescentam detalhes, personagens ou lembra-se de fatos que passam despercebidos pelo contador. Essas histórias reais são fundamentais para que a criança constitua a sua identidade, compreender melhor as relações familiares e ate conflitos e embates que vivemos nesse novo milênio de forma lúdica e ilustrativa.
É criando o imaginário literário que a criança permite se encontrar nas semelhanças cotidianas, recontando as histórias ela