Coordenadas, mapas e etc.
De
Geografia
Duque de Caxias
2014
Introdução
Este trabalho é sobre o mapa, as linhas imaginárias, cartas e plantas, e vamos saber por exemplo sobre as coordenadas, definir o uso dos mapas de grande e pequena escala, descrever os processos de construções das projeções cilíndricas, cônica e azimutal, saber porque é difícil construir um mapa perfeito e qual as relações desse fato com as projeções empregadas, ver alguns tipos de linhas imaginárias, e definir qual o uso prático dos mapas, cartas e a planta.
O trabalho conterá 5 partes cada um destacando um dos pontos abordados anteriormente.
Coordenadas
Para que cada ponto da superfície da Terra possa ser localizado num mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias chamado de "Sistema de Coordenadas Geográficas." A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo.
Latitude – É o afastamento, medido em graus, da linha do Equador a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.
Longitude – É o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.
Exemplos de coordenadas:
A – (50°,-100°)
B – (40°,80°)
C – (-20°,-40°)
D – (-10°,20°)
Mapas, cartas e plantas
Mapas tem menor escala, assim tendo menos detalhes, mas um mapa pode representar o mundo inteiro.
As cartas tem uma escala média, conseguindo retratar bairros, e suas linhas de metrô, linhas de ônibus e etc.
As plantas tem grande escala e por isso conseguem retratar pequenas áreas com uma grande riqueza de detalhes.
Escalas de mapa
PEQUENA ESCALA / GRANDE ESCALA
Os mapas de pequena escala são aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representando grandes áreas, como o mundo ou um continente. (Mapa A). Os mapas de grande escala são aqueles em que a realidade