A vaquinha que comeu o leite em pó
Anderson Luiz Fernandes
Endereçando a Rede
O modelo OSI descreve os processos de codificação, formatação, segmentação e encapsulamento de dados para transmissão pela rede. É crucial para cada pedaço de dados conter informações de identificação suficientes para levá-lo ao destino correto.
Rede de Computadores – Anderson Luiz Fernandes
2
Obtendo dados para o dispositivo final
Durante o processo de encapsulamento, identificadores de endereço são adicionados aos dados à medida que viajam na pilha de protocolo no host origem.
Assim como existem múltiplas camadas de protocolos que preparam os dados para transmissão a seu destino, existem várias camadas de endereçamento para garantir sua entrega.
O primeiro identificador, o endereço físico do host, está contido no cabeçalho da Camada 2 PDU, chamada de quadro.
Rede de Computadores – Anderson Luiz Fernandes
3
Obtendo dados para o dispositivo final
A Camada 2 é relacionada à entrega de mensagens em uma única rede local.
O endereço da Camada 2 é único na rede local e representa o endereço do dispositivo final no meio físico. Em uma LAN usando Ethernet, este endereço é chamado de endereço de Controle de Acesso ao
Meio (MAC).
Quando dois dispositivos finais se comunicam na rede Ethernet local, os quadros que são trocados entre eles contêm os endereços MAC de destino e origem. Rede de Computadores – Anderson Luiz Fernandes
4
Obtendo dados para o dispositivo final
Uma vez que um quadro é recebido com êxito pelo host de destino, as informações de endereço da Camada 2 são removidas quando os dados são desencapsulados e movidos na pilha de protocolo para a Camada 3.
Rede de Computadores – Anderson Luiz Fernandes
5
Obtendo os dados através da rede
Os protocolos da Camada 3 são elaborados basicamente para mover dados de uma rede local para outra dentro de uma rede.